Dicas Fotos na Mala para sua viagem a Veneza ~ O que fazer em Veneza?

veneza 1.jpg

Dicas Fotos na Mala: Veneza

Localizada no nordeste da Itália existe uma cidade composta por 117 ilhotas, 400 pontes e banhada por pequenos cais. Sim, estamos falando da magnífica Veneza! Seu surgimento remonta aos séculos 5-6, quando habitantes de regiões próximas estavam fugindo das invasões bárbaras. Hoje, Veneza ocupa o 12° lugar entre as cidades mais populosas da Itália e está sempre entre as 30 cidades mais visitadas do mundo. Venha com a gente descobrir o porque essa cidade é tão especial e o que você não deve  perder na sua viagem para lá!


ruas-2.jpg

1- Se perder pelas ruas

Sim, Veneza é um destino para andar, se perder, se achar e sempre se surpreender. Tire ao menos um dia para ficar andando pelas ruas e pontes e sim, você vai se perder! Mas isso faz parte e deixa o passeio mais gostoso. Você vai ver que no fim do dia terá se deparado com construções e obras de artes que nem sabia da existência.


2- Visite as pontes

Veneza é composta por 400 pontes lindas! Mas algumas delas são mais especiais:

Ponte Rialto

É um “must to do” de Veneza. A ponte mais famosa da cidade está sempre cheia de turistas e entusiastas da arquitetura. É a mais antiga das pontes que cruzam o Grand Canal (são 4 no total) e foi construída entre os anos 1580 a 1590 pelo arquiteto Antonio da Ponte. Essa estrutura que vemos hoje não foi a primeira construída no local e veio para substituir as anteriores, todas construídas em madeira. A sua estrutura em arcos a deixa muito mais charmosa, e é baseada no desenho da ponte anterior de madeira: duas rampas inclinadas cruzam-se num pórtico central.
E chegando lá, se informe sobre o  mercado Rialto de produtos regionais. Esse mercado tem queijos e frutas secas deliciosas!

Endereço: 30100 Venezia VE, Itália

Ponte-dell-accademia-2.jpg

Ponte dell'Accademia

Assim como a Rialto, é outra ponte que cruza o Grand Canal. Foi inaugurada em 1933 e é um projeto do engenheiro Eugenio Miozzi. A ponte oferece uma vista de Veneza de se perder o fôlego! De um lado é possível ver a cúpula da Igreja Santa Maria da Saúde.

Dica da Ana Laura, nossa fotógrafa em Veneza, é ver o amanhecer dessa ponte. A vista é incrivelmente linda!

Endereço: 30100 Venezia VE, Itália

Ponte della Paglia 

A ponte que vemos hoje foi inaugurada em 1847 e conta com a estrutura original de 1360. Ela está sempre no top 5 das pontes mais bonitas de Veneza! É daqui que se tem a famosa vista da Ponte dos Suspiros. Linda e charmosa, não deixe de prestar atenção ao cruza-lá.

Endereço: 30124 Venezia VE, Itália


3- Praça San Marco, Museu Correr, Basílica San Marco e arredores

A Piazza San Marcos (Praça San Marcos) foi construída no início do séc IX e hoje mede 180 metros de comprimento por 70 metro de largura. Um espaço público lindo de se ver e de se aproveitar. Sempre cheio de gente, é o local mais baixo de Veneza, portanto o primeiro a alagar com a chegada das “águas altas” na época de chuva, período no qual a cidade coloca passarelas para que os pedestres possam se locomover.

Ao redor da praça temo pontos importantes da cidade que merecem ser visitados como a Basílica San Marcos, o Campanile (o campanário da basílica), o Palácio Ducal, o Museu Correr, a Torre dell’Orologio e o Café Florian (um dos mais antigos da Itália, aberto por volta de 1720).


basilia-san-marcos.jpg

Basilica di San Marco

O começo da sua construção data de 828, mas sofreu diversas reformas e alterações com o passar dos anos. Hoje ela tem predominância da arquitetura bizantina e gótica e é sede da arquidiocese católica romana em Veneza. Ela foi construída com uma planta central em forma de cruz grega , cinco cúpulas e muitas obras de artes (tendo mais de 4.000 metros quadrados de mosaicos).

A visitação à Basílica é gratuita, mas algumas áreas como o museu, o tesouro e a pá de ouro são pagas. Damos destaque ao Cavalos de São Marcos, a obra original, que fica dentro do museu. Essa escultura de bronze pertencia à Constantinopla e foi saqueada durante as cruzadas.


Campanile-de-San-Marcos-3.jpg

Campanile de San Marcos

É o edifício mais alto de Veneza e repleto de história. Com quase 100 metros de altura, foi dessa torre que Galileu Galilei apresentou, oficialmente, sua luneta. O campanário também passou por diversas obras, e a última e “final” é datada de 1912, após a queda da torre em 1902. De cima se tem uma vista linda da cidade e é onde está situada a escultura do anjo Gabriel! 





Palácio Ducal.jpg

Palácio Ducal

Também conhecido como Palácio do Duque, remonta ao século IX e é o primeiro edifício no mundo construído especificamente para ser uma prisão. Com referência bizantina, gótica e renascentista, possui diversas obras de artes no seu interior. A visitação passa pela Scala d’oro, os apartamentos dos duques, sala do Maggior Consiglio, sala das armas e armaduras, a ponte dos suspiros e termina na prisão (os famosos calabouços). 

A ponte dos suspiros servia como passagem do tribunal de Veneza para a prisão, e a lenda conta que ali muitos suspiravam por ser o último lugar onde o condenado poderia ver a cidade. Dizem que recebeu esse nome no século XIX pelo Lord Byron.

Museo Correr

Um museu com acervo sobre a história de Veneza. Lá é possível entender toda a história dessa curiosa cidade, bem como ver mobílias, pinturas, esculturas, instrumentos navais e muito mais.



Torre-do-relogio.jpg

Torre dell’Orologio

A Torre do Relógio foi construída no século XV, um relógio com os signos dos zodíacos e um leão alado. O relógio mantém o hábito de tocar de hora em hora.







Dica: Na praça San Marco não é permitido comer. Caso você queira fazer um piquenique ou um simples lanche, procure as ruas nas proximidades do Grand Canal.


Ensaio Fotografico em Veneza 01.jpg

4- Ensaio fotográfico

Já deu para perceber como Veneza é linda, dona de um cenário e arquitetura únicos. Por isso não deixe de reservar umas horas para fazer um ensaio fotográfico com a nossa equipe. O Fotos na Mala tem fotógrafos profissionais brasileiros espalhados pelos quatro cantos do mundo. Clique aqui e confira nossos fotógrafos em Veneza.  


5- Galeria da Academia (Museu de Belas Artes)

Em 1807, durante a ocupação Napoleônica, todas as obras de artes espalhadas pelas galerias da cidade foram juntadas no prédio de belas artes. O museu abriga hoje a maior coleção de pinturas venezianas, com obras do tempo dos bizantinos até as obras renascentistas de nomes como Bellini, Veronese, Tintoretto, Ticiano e muitos outros. E ah, o homem vitruviano de Leonardo da Vinci é parte do acervo permanente da galeria! 

Endereço: Campo della Carita, 1050, 30123 Venezia VE, Itália


Ensaio Fotografico em Veneza 28.jpg

6- Passeio de Gôndola

Outro “must to do” em Veneza. O passeio de gôndola é o maior símbolo veneziano e rende momentos muito românticos. Que tal pedir seu parceiro(a) em casamento? Não esqueça de chamar nossa equipe para eternizar esse momento!
A cidade conta com 400 gôndolas licenciadas e todas são padronizadas: 11 metros de comprimento e pretas por fora. O que muda é o interior de cada gôndola, algumas mais sofisticadas que outras. O passeio pode ser contratado em qualquer ponto da cidade e normalmente dura por volta de uns 30-40 minutos.


7- Carnaval de Veneza

Famoso pelas máscaras venezianas, o carnaval de lá é o segundo maior do mundo e normalmente acontece no primeiro semestre todo ano (normalmente em fevereiro ou março). É possível comprar nas lojas espalhadas pela cidade as lindas máscaras, tanto em versões miniaturas como em tamanhos para uso. Diz a lenda que a festa, datada desde o século XVI, era o momento quando a nobreza se disfarçava para sair às ruas e se misturar com as pessoas normais. Verdade ou não, é uma festa linda e leva muitos turistas para a cidade!


helicopto.jpg

8- Passeio de helicóptero

E porque não conhecer Veneza do alto? A cidade dispõe de algumas agências que fazem passeios de helicóptero pela cidade. Ver Veneza noturna de cima pode deixar ainda mais romântico um destino já romântico. 

Dica: reserve com antecedência o passeio para garantir a opção que você deseja.


Basilica-di-Santa-Maria-della-Salute-2.jpg

9- Basilica di Santa Maria della Salute

A basílica começou a ser construída em meados de 1631 e foi terminada em 1687 para celebrar o fim da peste negra, que foi responsável por matar mais de ⅓ da população. Com assinatura do arquiteto Baldassare Longhena, possui uma planta octogonal. É uma das construções mais famosas de Veneza e pode ser vista de vários pontos da cidade.

Endereço: Dorsoduro, 1, 30123 Venezia VE, Itália


Skyline-bar.jpg

10- Skyline bar

Do alto do hotel Hilton está o Skyline bar. Um bar com uma vista de tirar o fôlego, é uma das atrações mais modernas da cidade. Mas não é somente a vista desse lugar que impressiona, mas também a história. O local antes era um moinho, o Molino Stucky, fundado em 1884. O moinho funcionou até 1955, momento em que fechou e assim ficou até 2007, quando passou por uma grande reforma e se tornou um dos hotéis de luxo da rede Hilton com uma das estruturas mais exclusivas da cidade.

Dica: sempre confirme no seu hotel ou no site do Skyline se estará aberto ao público no dia que você pretende ir. Muitas pessoas fecham o bar para eventos privados. 

Endereço: Giudecca, 810, 30133 Venezia VE, Itália


Giardini-ex-Reali.jpg

11- Passear pelo jardim Giardini ex Reali

Localizado atrás da praça San Marco está o jardim do palácio. Um refúgio de área verde construída por Napoleão, conta com árvores, gramados, bancos e fontes. Um bom lugar para dar uma descansada ou fazer um piquenique.

Endereço: Riva degli Schiavoni, 30124 Venezia VE, Itália


Fondaco-del-Tedeschi-2.jpg

12- Fondaco del Tedeschi

Pertinho da ponte de Rialto está o luxuoso shopping com 7.000 metros, três andares e lojas de luxo do mundo inteiro. A estrutura do Fondaco del Tedeschi remonta ao século XIII, quando era utilizado como depósito para as transportadoras. Após a queda da República de Veneza em 1797 o prédio ficou abandonado. Em 2008 o palácio foi comprado pelo Grupo Benetton, que transformou esses três andares no shopping que temos hoje. Mesmo que você não esteja em Veneza para compras, vale entrar para ver a impressionante arquitetura mais de perto e subir até o terraço, onde se tem uma vista de 360° de Veneza. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer o agendamento no site.  


vinho-2.jpg

13- Degustação de Vinho

E uma vez na Itália porque não aproveitar uma degustação de vinhos? São diversos locais que proporcionam essa experiência, para todos os tipos de bolsos e gosto. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet ou lá em Veneza mesmo. Alguns lugares são mais próximos, outros mais distantes; mas caso você seja um apreciador de vinho, não deixe escapar essa oportunidade!
Nossa dica é a degustação no Prosecco Hill com passeio de vespa pela vinícola. A região do prosecco fica a mais ou menos uma hora de carro de Veneza, e esse passeio pode ser contratado em diversas agências. E como se sentir mais na Itália do que bebendo vinho e andando de vespa? 




Curtiu? Compartilhe com os amigos e não deixe essas dicas de fora das suas férias em Veneza! E ah, já deixe seu ensaio fotográfico reservado, clique aqui e confira nossos fotógrafos! Caso seu destino seja outro, confira aqui todos os destinos Fotos na Mala, também nossas dicas do que você não pode perder em Paris, Londres e para curtir Nova York em família!